Como remover manchas do sofá ou estofados? Os feriados são os melhores para a família, com muita diversão e boa comida. Infelizmente, derramamentos e gotejamentos são normais.

Uma toalha de mesa ou suas roupas podem ser facilmente lavadas, tratadas e limpas para cuidar das manchas. Mas o que você faz quando a mancha acaba no seu tapete, cadeira de jantar ou sofá novinho? 😱 Você não pode simplesmente jogá-los na máquina de lavar.

As manchas não precisam estragar a festa ou o tapete. Remover manchas do sofá pode ser fácil e você pode fazer em casa com os produtos e materiais que você já possui, deixando uma limpeza completa do sofá para uma data posterior. Contanto que você cuide deles imediatamente, claro.

Chegar até a véspera de Ano Novo sem manchas nos estofados da casa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, os técnicos especializados do Mestres do Sofá disponibilizam aqui um guia definitivo para remover manchas do sofá e dos estofados, além de informações extras que vão te ajudar na limpeza de estofados:

Guia definitivo para remover manchas do sofá e estofados

Cada mancha requer uma abordagem um pouco diferente, mas existem técnicas semelhantes e alguns produtos domésticos que são bons para ter sempre em casa. Você encontra essas dicas e produtos ao final do texto. Além disso, antes de começar a limpar e usar amônia ou água oxigenada, leia nosso comentário de cuidados e atenção*!

*Atenção! Antes de usar os produtos de limpeza, leia o rótulo e se atente as dicas de segurança! Nunca deixe produtos de limpeza perto de crianças ou animais!

E agora, vamos ao que interessa – como remover manchas do sofá e estofados sem gastar muito:

remover-mancha-de-vinho-sofa-americana-campinas-sumare-nova-odessa-mestres-do-sofá

1. Remover Mancha de Vinho do Sofá ou Estofado

É quase uma regra alguém derramar sua bebida durante a refeição, espirrando vinho tinto sobre a mesa e pingando no tapete ou sofá. O vinho tinto é famoso por suas manchas difíceis de remover, portanto, cuide delas imediatamente.

Para remover manchas do sofá ou dos estofados, você vai precisar de:

Sal de cozinha; uma solução de detergente e / ou solução de vinagre (de preferência o de álcool).

Como remover:

Seque a mancha com um pano de boa absorção (sem apertar ou esfregar). Em seguida, usando um outro pano, aplique a solução de detergente ou solução de vinagre sobre a mancha, deixa agir por uns segundos e tente secar novamente com o pano absorvente. Como essas manchas são difíceis de remover, não tente métodos mais agressivos, mas chame um profissional de limpeza de sofás. Aplicar sal em uma mancha recente impedirá que ela endureça.

2. Remover Manchas de Molho do Sofá

O que seria do seu macarrão ou nhoque sem aquele delicioso molho? Isso non ecziste!!!😄 Por ser grosso, você pode removê-lo da superfície do tapete com uma colher. Mas faça isso o quanto antes.

O que usar:

Papel toalha; uma colher ou uma faca cega. Bicarbonato de sódio ou amido de milho e uma solução de detergente ou solvente de limpeza a seco para a mancha restante.

Como fazer:

1. Raspe o excesso de molho com uma faca ou colher, esfregando em uma toalha de papel.

2. Cubra a área com bicarbonato de sódio ou amido de milho e espere 15 minutos antes de passar o aspirador. Limpe qualquer mancha restante com um pano umedecido com solvente de limpeza a seco.

3. Se a mancha não sair completamente, continue tentando com uma solução de detergente.

4. Ou use uma solução de amônia para manchas teimosas e difíceis de remover.

3. Remover Mancha de graxa, óleo e manteiga do Sofá ou Estofado

Os pãezinhos do jantar ainda estão quentes e cheirosos do forno. Você está passando aquela manteiga deliciosa, quando de repente uma das crianças passa correndo e derruba tudo. Por que o pão sempre cai com a manteiga virada para baixo? 😓

Você vai precisar de:

Bicarbonato de sódio ou amido de milho, e para uma limpeza mais profunda – solução de detergente ou vinagre.

Como limpar:

Aplique o bicarbonato de sódio ou amido de milho generosamente na mancha. Dê 15 minutos para absorver a gordura. Aspire completamente. Seque com detergente ou solução de vinagre para remover qualquer mancha ou resíduo restante.

4. Mancha de Ketchup e Mostarda

As crianças adoram ketchup e mostarda. Você não adora quando gotas de ketchup caem por todos os lados. Apenas certifique-se de limpar com água fria – senão o calor da água quente irá caramelizar o açúcar e fazer uma grande bagunça.

O que usar:

Solução de detergente / vinagre. Produto de limpeza contendo amônia para manchas mais endurecidas/secas.

Como fazer:

Remova o excesso com uma colher ou faca cega. Use um pano para aplicar o detergente ou solução de vinagre, espere 3-5 minutos e enxugue os líquidos com um papel toalha limpo. A solução de vinagre ou detergente deve estar fria, nunca morna ou quente.

Se sobrar alguma mancha, uma solução de amônia pode ajudar. Se você não tiver certeza do que está fazendo, chame um serviço de limpeza profissional.

5. Remover Mancha de suco em pó

De morango ou tangerina, tanto faz – quando cai no tapete, o que você pode fazer? 🤨

Você vai precisar de:

Pano e depois – detergente, vinagre, amônia.

Como fazer isso:

Seque com um pano absorvente ou papel toalha para remover o excesso e, em seguida, use as soluções em ordem crescente: detergente, vinagre, amônia. Aplique a solução com outro pano e use um pano absorvente para enxugar a solução. Repita conforme necessário.

6. Remover Mancha de Refrigerante e suco do Sofá ou Estofados

Todos precisam matar a sede durante as refeições em família. Infelizmente, essas delícias doces podem criar manchas que ficam impregnadas nos seus estofados, difíceis de tirar.

O que usar:

Pano, detergente, vinagre, no pior caso – água oxigenada!

Como fazer:

Seque o excesso de umidade com um pano absorvente / papel toalha. Use outro pano para aplicar água ou detergente ou solução de vinagre. Seque com um pano absorvente.

Para suco – Se a solução de detergente não funcionar, umedeça o local com água oxigenada (Com cuidado!) e espere uma hora antes de enxugar.

7. Remover Manchas de doces

Um chocolatinho é fácil de comer. Manchas de açúcar e doces podem ser um pouco mais difíceis de tirar. Principalmente se for colorido e cheio de corantes, como nas festas de fim de ano.

O que usar:

Solução de detergente e água. Depois, água oxigenada.

Como fazer:

Se estiver muito grudado e pegajoso, use um cubo de gelo em um saco plástico para congelar e endurecer o doce primeiro. Raspe o excesso com uma faca cega ou colher. Se o sofá ou tapete estiver manchado, aplique detergente.

8. Remover Sujeira e Lama do Sofá ou Estofados

Não é preciso ser um detetive para descobrir o rastro de pegadas sujas e lamacentas – mas e quando essas pegadas estão no tapete, ou pior, no sofá? 😱

Você vai precisar de:

Peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e detergente para o restante.

Como fazer:

Se a lama ou barro ainda estiverem molhados, deixe-os secar. Após endurecer, raspe as partículas em excesso e aspire. Aplique a solução de detergente e seque com um pano absorvente. Se a marca permanecer, aplique água oxigenada, espere uma hora e depois seque novamente com um pano umedecido com água.

As melhores técnicas para remover manchas do sofá e estofados

A técnica mais comum para remover manchas do sofá e estofados é usando a absorção. Se você não sabe como fazer, estamos aqui para lhe dizer como. Mesmo se você souber, nossas dicas também serão úteis. COMO REMOVER MANCHAS DO SOFÁ E ESTOFADOS COMO UM PROFISSIONAL:

  • Pressione um pano absorvente ou papel toalha sobre a mancha ou parte da mancha e segure-o no lugar, permitindo que o pano absorva o derramamento. Levante o pano e reposicione conforme necessário e substitua por um pano ou papel novo, pois o pano em uso fica sujo. Continue até remover o máximo de líquido extra possível.
  • Trabalhe de fora para dentro da mancha, de modo que você não a torne maior.
  • Seja paciente e nunca esfregue – isso pode distorcer as fibras e espalhar a mancha.
  • Use uma esponja limpa ou um papel toalha para enxugar a solução de limpeza na mancha. Seque a mancha e a solução com um pano limpo e seco. Repita até que a mancha seja removida.
  • Aplique água fria moderadamente (ou com um pano) na área onde a mancha costumava estar e use um pano novo para secar a umidade. Isso irá enxaguar os resíduos de detergente para ajudar a prevenir que manchas não limpas adequadamente grudem no estofado, tornando a área manchada ainda mais suja do que antes.

Algumas manchas são relativamente fáceis de remover, outras aparentemente impossíveis. Não importa a origem da mancha, tente remover manchas do sofá ou estofados enquanto ainda está fresca. Uma vez que se fixe nas fibras, será mais difícil de remover.

E aí, aprendeu a remover manchas do sofá? Veja mais uma dica da nossa equipe logo abaixo 💗👇

home-limpeza-de-sofa-mestres-do-sofa-novaodessa-americana-sumare-campinas-1

Deixe o serviço pesado com a gente!

Imagine o seu estofado sempre limpo e perfumado? 🥰

A limpeza e higienização profissional de estofados e tapetes do Mestres do Sofá é feita com os melhores produtos e equipamentos do mercado e a qualidade é comprovada pelos nossos clientes!

Remover manchas do sofá e estofados é com o Mestres do Sofá. Limpeza de Sofá em Americana. Limpeza de Sofá em Nova Odessa. Limpeza de Sofá em Campinas.  Limpeza de Sofá em Hortolândia. Limpeza de Sofá em Piracicaba. Limpeza de Sofá em Santa Bárbara d’ Oeste. Limpeza de Sofá em Paulínia. Limpeza de Sofá em Sumaré. Limpeza e higienização de estofados região de Americana, SP.

Chame no WhatsApp agora (19) 99453-8008 e garanta o seu horário para uma limpeza profunda que irá remover manchas do sofá e estofados. Orçamento rápido e gratuito! 💚

Compartilhe nas redes sociais!

Assine a Newsletter

Inscreva-se para receber nossos informativos com dicas e notícias

    Leia nossa Política de Privacidade. Não enviamos spam.

    Agendar o Mestres do Sofá?

    Contratar o Serviço